20 de outubro de 2007

Uso interdisciplinar de tecnologia: Um caminho para aprendizagem do Inglês de forma significante e o letramento digital como inclusão social.



É obvio que os nossos alunos aprendem, mas como e quando eles estão aprendendo é que está mudando.
Por isso acredito que o Letramento Digital na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. A Internet tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educar é, transformado através do diálogo com os alunos.
É amplamente aceito que a tecnologia está mudando nossas vidas de muitas formas, incluindo como nós adquirimos informações, o ato de investigar, ler, escrever, aprender e ensinar... Novas formas de ambiente de aprendizagem estão se abrindo para nós. Como a tecnologia está se tornando disponível nas escolas, nós temos que atualizar nosso conhecimento a respeito dela assim como nos adaptar ao surgimento de novos tipos de comunicação e ao novo sistema simbólico que as multimídias trouxeram.
Buzato(2003) menciona a necessidade da incorporação destas novas práticas na escola e acha que isso deve começar com os professores. É preciso que o professor sinta que o computador é uma forma de ele se valorizar como profissional e como cidadão. Buzato (2003) aponta que o Brasil não vai se "incluir" no mundo se não cuidar da inclusão social em todos os sentidos. O letramento digital é fundamental para que as pessoas possam fazer uso dos mecanismos de participação que a Internet propicia e que os governos começam a utilizar.
As vantagens de ensinar com novas tecnologias e novos recursos tornam o aprendizado mais significante e atraente, assim encorajam o letramento digital, como também é um caminho para proficiência nas formas novas de comunicação e tecnologias e também nas diferentes formas de leitura hipertextuais que constantemente estão mudando nosso mundo e estão nos fazendo ficar mais próximos.
Ferramentas como webquests, apresentações de power point, softwares, blogs e a World Wide Web nos oferecem novos modos e formatos do que é ensinar e aprender. Os textos mais tradicionais são agora combinados com elementos gráficos, links de hipertexto, etc, fazendo o processo da aprendizagem muito mais interessante e desafiador. Este processo está enriquecendo muito mais o aprendizado e dando mais significado a ele quando são ensinados conteúdos de disciplinas diferentes (DCE). Aqui estarei dando ênfase na ferramenta webquest pois é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros).



1-
Hipertexto vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem acessar outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, distanciando-se assim da linearidade da página. Na Internet, cada site é um hipertexto – clicando em certas palavras vamos para novos trechos, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.

Na definição de Jay Bolter 1991): “ as partes de um hipertexto podem ser agrupadas e reagrupadas pelo leitor”.


BARATO,Jarbas Novelino – SENAC SP /Escola do Futuro – USP
.Acesso em 18jun2007>
BUZATO, Marcelo E. K. Letramento digital abre portas para o conhecimento.
EducaRede. Entrevista por Olivia Rangel Joffily. 23/09/2007
Acesso em 29/09/07.
DIGISKILLS - Developing Digital Skills @ School.
<
http://www.schooljournals.net/digiskills/index.php?action%5b%5d=IMagazine::showLoginForm()

>acesso em 03/10/07
DCE- Diretrizes Curriculares Estaduais- Língua Estrangeira Moderna