26 de dezembro de 2007

webquest : Evaluating Media Messages
















clique na figura para visualizar o webquest




PROPOSTA DE ATIVIDADES :

UM WEBQUEST PARA O ENSINO MÉDIO-

  • EVALUATING MEDIA MESSAGES


  • Introdução

    Esta unidade didática foi projetada como parte de uma exigência do Curso PDE 2007-2008 da Universidade de Londrina /UEL e SEED.
    Estes esforços representam uma colaboração entre os professores GTR, minha orientadora
    Profª Elaine Fernandes Mateus e meu trabalho. Ele é um trabalho interdisciplinar com Tecnologia (Letramento de informação) , Artes e Filosofia. Os conceitos e atividades encontrados aqui estão em consonância com os Padrões Curriulares do Estado do Paraná (Diretrizes Curriculares Estaduais).
    Esta lição pode ser usada facilmente com qualquer currículo que pretenda examinar a linguagem persuasiva.
    Neste WebQuest, estudantes fazem alguma pesquisa na Internet para aprender sobre estratégias de anúncio e investigar como é o papel da bias (preconceito, ideologia) no anúncio.
    Eles responderão algumas perguntas, baseado em sua pesquisa da Internet sobre técnicas de como criar anúncios, assim como entender os estereótipos, como uma forma de preconceito, que podem ser achados no anúncio. Eles avaliarão um anúncio imprimindo, então identificarão as estratégias criando uma mensagem.
    Eles também descreverão elementos de preconceito que pode ser incluído no anúncio. Olhe os Recursos (abaixo) cujos links para alguns sites da web de boa qualidade que caracterizam conhecimentos de retórica e definições destes termos.

    Objetivos:


    Aumentar o letramento de mídia


    Investigar estratégias criadas em anúncios

    Explorar persuasão e a influencia no anúncio

    Avaliar exemplos de anúncios

  • Avaliar o papel das mídias e responsabilidade por convicções, atitudes e comportamentos em adolescentes.

    · Projetar, desenvolver, publicar e apresentar produtos usando recursos tecnológicos que demonstrem e comuniquem conceitos curriculares ao público dentro e fora de sala de aula.

    · Pesquisar e avaliar a exatidão, relevância e a amplitude da conveniência, e as fontes de informação eletrônica que contenham algum tipo de preconceito, relativos ao nosso mundo real.

    Os estudantes pesquisarão técnicas de propaganda usadas em anúncio e avaliarão anúncios para identificar os tipos de técnicas de propaganda usados neles. Eles usarão habilidades de pensamento crítico para avaliar informação apresentada pela mídia para tomar decisões lógicas sobre o que eles compram e acreditam.

Blogquest sobre blogquests

Blogquets





Se o que você precisa é um espaço só seu para construir suas webquests, não se preocupe agora você pode criar suas webquests em um blog: veja o exemplo desta em:
Esta blogquest sobre blogquests segue a mesma estrutura que poderia seguir uma webquest, contendo uma introdução, propondo tarefas, indicando os recursos e o processo a ser seguido, esclarecendo as formas de avaliação, fechando com uma conclusão e apresentando os créditos.

Blogquest destinada a professores e alunos de graduação, podendo ser adaptada para alunos do ensino fundamental e médio