24 de outubro de 2007

Projetando e Implementando Webquests:


O que é WebQuest ?



WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros).

Como selecionar um projeto Webquest?

Escrever uma WebQuest, além de ser um desafio, é atividade que exige muito tempo, pelo menos na primeira vez. Para aproveitar melhor seus esforços e maximizar suas chances de satisfação e sucesso, vocês precisam escolher bem seus projetos de WebQuest. Há quatro filtros pelos quais suas idéias devem passar.

Uma WebQuest deve:
1. estar vinculada aos padrões curriculares locais, estaduais e nacionais;
2. substituir uma aula com a qual vocês não estão completamente satisfeitos;
3. fazer bom uso da Web;
4. requerer um grau de compreensão que vá além de simples entendimento.
Há grandes idéias de aulas que não vão passar por todos esses filtros. Elas talvez possam resultar em ótimas atividades de sala de aula, mas não resultarão em ótimas WebQuests. Sua tarefa agora é a de refinar as possíveis idéias até que elas estejam de acordo com esses quatro critérios.
Vamos discutir cada um dos critérios mais detalhadamente nas linhas que seguem.
1. Padrões Curriculares
Uma das tentações que professores usuários de tecnologia cometem com bastante freqüência é a de fazer certas coisas porque elas são "legais". Todos nós já vimos laboratórios cheios de crianças criando animações, desenhos animados, jogos, ou pilhas de HyperStudio que cantam, dançam e usam todas características do software. Uma vez que a novidade passa, pode-se perguntar o que foi que as crianças aprenderam com tais coisas. Algumas vezes, tanto esplendor tem uma meta educacional adequada, outras vezes não.
O movimento na direção de padrões definidos em todas as áreas de conteúdo é visível em toda parte e irreversível. É preciso reparar que os padrões não são perfeitos. Porém, mesmo quando eles são desorganizados e pouco claros, é prudente gastar seu tempo criando lições que possam estar vinculadas a metas definidas, reconhecidas por outras pessoas. Não deixe que a tecnologia seja o "rabo que tenta balançar o cachorro".
Vamos supor que vocês têm acesso aos padrões aplicáveis à suas escolas, nível de ensino e conteúdo, e que vocês os consultarão ao refinar suas idéias. Vamos nos ater aqui as Diretrizes Curriculares Estaduais.

2. Usar bem a WEB
A Web acrescenta uma dimensão única ao ensino. Ela oferece fontes primárias de informação que dificilmente estariam disponíveis nas escolas. Ela oferece informações tão atualizadas como o noticiário dos jornais de amanhã. Ela pode dar acesso a fotografias coloridas, som e animação. A estrutura básica de uma WebQuest poderia ser feita com uma pilha de livros e revistas. Vocês devem escolher um projeto que não pode ser feito exclusivamente com material impresso. Usar material impresso junto com recursos Web é uma bela idéia... mas escolhamos algo que não pode ser bem feito sem acesso à rede Web.
4. Entender
Nem tudo que ensinamos requer entendimento profundo. Algumas coisas são ensinadas melhor por meio de instrução direta, uma vez que elas não dão lugar para síntese, análise ou julgamento. Verbos irregulares em espanhol, a lista dos países membros NATO, a tabuada, as definições das categorias gramaticais etc não são bom material para WebQuests. Escolham conteúdo e padrões que exijam criatividade, que tenham múltiplas camadas, que possam sugerir múltiplas interpretações ou possam ser vistas desde múltiplas perspectivas. Em resumo, escolham um material que requeira dos estudantes transformação em algo diferente.

O Processo
Como é que vocês trabalham com esses filtros? Reservem algum tempo para pensar sobre suas atividades de ensino, padrões curriculares, e o tipo de coisas que vocês acharam na Web até agora. Depois disso usem o processo do modo como ele é descrito aqui. Vocês talvez precisem usar competências de busca como as ensinadas em searching skills para saber o que existe na Web sobre o seu tópico. Quando vocês não puderem responder SIM, modifiquem a idéia ou escolham outro tópico. Quando vocês puderem responder SIM para todas as questões, chegarão à próxima fase.


Presentation Worksheet

1º Passo : Decida sobre seu tópico:
O que você gostaria que seus estudantes aprendessem usando um WebQuest? Pense nas metas de seu curso, os endereços dos websites que você tem, e o tipo de informação para sua atividade que está na web, etc.

Escreva seu tópico
2º Passo- decidindo sobre seu objetivo:
O que você gostaria que seus estudantes fossem capazes de entender com a informação que eles estão aprendendo? reconhecer? descrever? comparar?analisar?
Escreva seu objetivo para o aprendizado
Normalmente uma webquest inicia com uma introdução para o tópico da Webquest e do objetivo do que vai se aprender.
Escreva algumas anotações para você sobre sua introdução
3ºPasso- definindo uma tarefa
Uma vez que seu tópico e tarefas estão estabelecidos, você precisará pensar sobre como você quer usar a web para que seus alunos realizem esse objetivo. Também precisará saber se seus alunos conseguirão de fato alcançar o que você esperava. Em uma webquest os alunos podem formar grupos para trabalharem.Isto pode ser feito para resolver um exercício, criar um jornal, escrever uma composição, fazer uma apresentação, etc. Quando a tarefa é definida, é estabelecido as regras, de que forma os alunos irão juntar as informações sobre o tópico, analisarão e sintetizarão a informação e como eles apresentarão a informação que eles descobriram.
Escreva o modelo de tarefa que estabelecerá para seus alunos
4º Passo- Encontrando os ecursos da Web
Agora que definiu a tarefa que esperava que seus alunos realizassem, precisa identificar websites que os ajudarão a encontrar a informação que eles precisam para completar a sua tarefa. os website que você selecioinou precisam ser confiáveis, informativos para que os alunos possam usá-los como modelos.portanto é uma boa ídéia ter em mente algumas questões:
É um autor conhecido?
Quais são as credenciais pessoais do autor como um perito no asssunto?
Qual é a instituição afiliada do autor ou a organização patrocinada do website?
A organização ou instituição é respeitável?
Possui perícias legiítmas e imparciais sobre o assunto?Está vendendo algo?
É um link provido por um webmaster que pode responder perguntas sobre o site?
Há referências para dar apoio ao seu trabalho?
São dados atualizados?
Se o documento apresenta opiniões forte do autor , ele pelo menos lida razoavelmente com outros pontos de vista para reconhecer uma visão pessoal?
5º Passo- Escrevendo as Particularidades
Agora você precisará escrever as particularidades da tarefa. Estas normalmente incluem:
Uma descrição do processo em que os alunos de vem usa para completar a tarefa
Linhas Gerais de como os alunos devem organizar o material
Poderá também incluir:
Uma rubrica para avaliação
Um modelo para ajudar os alunos aorganizar a informação.
Faça as especificações de sua tarefa
Discuta suas idéias com seus parceiros
6º Passo- Conclusão
Agora precisará escrever uma conclusão que resume o que os estudantes fizeram e aprenderam enquanto fizeram esta atividade.
Faça o desenho de sua conclusão
Discuta suas idéias com seu parceiro
7º Passo- Avaliação
Como você pode avaliar Webquests?
Normalmente Webquests são avaliadas no produto final que os alunos produzem como parte do seu webquest. Muitas faculdades também usam rubricas para ajudá-los a ter acesso a webquests.
WebQuest website (http://edweb.sdsu.edu/webquest/webquest.html ) tem alguns exemplos de webquests com rubrica que você pode olhar.
(Tarefa baseada no modelo das professoras e conferencistas: Sharon Wildmayer e Holy Gray )

3 comentários:

Leny disse...

Oi, Márcia.
Sou professora de inglês e também estou no PDE (Turma 2007). O meu projeto é sobre programa de computador de autoria (Hot Potatoes), mas ao pesquisar o programa descobri um "mundo" de outras coisas interessantes como blogs, wikis, sítios, nings...Gostei de ter encontrado sua wiki e o blog. Eu estou começando uma wiki onde pretendo colocar informações variadas sobre programas, wikis, blogs, enfim, tudo que possa interessar o professor e ajudá-lo na sua prática pedagógica.
Parabéns.
Leny

Unknown disse...

Olá Leny de onde você é? Gostraia muito de trocar idéias com você sobre o uso das tecnologias nas aulas de Inglês.

Leny disse...

Oi, Márcia.
Eu sou de Curitiba.Sou iniciante no uso de tecnologia, e não tenho achado fácil atrair os alunos para a wiki. No momento não posso investigar os motivos porque tenho que fazer o artigo do PDE e nem comecei ainda.
Como descobri que você também está interessada na tecnologia educacional pensei em trocar informações e opiniões com você. A wiki que estou fazendo funciona como um repositório de coisas encontradas na Internet. Gostaria de convidá-la para colaborar com a página da WebQuest. Não estou podendo dedicar muito tempo para descobrir e postar informações.
http://pdenglish.wikispaces.com é o endereço do Balaio de gato do professor curioso.
Cheers
Leny